Depois de muito pensar sobre isso, e depois de ter que inventar duzentas mil explicações para aspirantes à au pair que me perguntavam isso sempre, cheguei à seguinte conclusão: família boa é aquela que tem valores familiares bons. O que isso significa? Que algumas atitudes das famílias podem tirar o estímulo da(o) au pair trabalhar. Coisas do tipo:
- Os pais saem muito e não levam as crianças, deixando-as nas mãos da(o) au pair;
- Os pais não colocam as crianças para dormir muitas vezes por semana;
- Os pais estão em casa, mas não brincam com as crianças;
- Os pais não fazem refeiçoes que poderiam fazer com as crianças;
- Não levam as crianças ao médico quando necessário...
entre outras.
Atente para o seguinte: a família pode ser ÓTIMA e fazer algumas dessas coisas, mas eu tenho para mim que valores familiares são, num todo, partes de um pacote. Ou tem, ou não tem. Os pais devem ter momentos particulares, mas eles colocaram os filhos no mundo e não deviam deixa-los de lado muito frequentemente. Deve haver um equilíbrio.
Como descobrir isso? É claro que você não vai perguntar diretamente para a família essas coisas, pois vão pensar que você não quer trabalhar ou está querendo saber demais. Tente perguntar sobre o cotidiano da família... perguntas sobre trabalho de fim de semana são normais e a família deve responder numa boa quantas vezes por mês eles costumam sair. Pergunte educadamente se colocar as crianças na cama todos os dias é seu dever e espere a resposta... se sim, sinta-se no direito de perguntar se é assim por que nenhum responsável estará por perto e pergunte se as crianças estão acostumadas (NINGUÉM merece a criança chorando porque quer o pai ou a mãe, sendo que eles estão no andar de baixo!!).
Mãe ou pai presentes em casa geralmente não são recomendados, salvo raríssimas exceções. Por mais que a mãe diga que a(o) au pair será somente uma "ajudinha", não raramente a au pair faz tudo e o responsável fica sentado na frente da televisão. Se um dos dois TRABALHA em casa, pode ser diferente. A grande maioria dos americanos, para não dizer todos, levam à sério o trabalho em casa e realmente preferem ficar fechados em seus escritórios enquanto a(o) au pair fica com as crianças. É RESPONSABILIDADE DOS PAIS ENSINAR que naquela hora, não importa que o pai e/ou a mãe está(ão) em casa, quem manda é a(o) au pair. Nesse caso, sinta-se à vontade de perguntar sobre o comportamento das crianças quando a mãe ou o pai está em casa. Uma mãe e/ou pai sinceros responderão que as crianças mudam um pouco de comportamento e que elas são, ou não são controláveis. Para te dar segurança para perguntar, uma dica: pode falar "estou perguntando isso porque uma amiga minha teve problemas com isso e eu gostaria de toda informação possível PARA FAZER CERTO.". Demonstre que sua intenção não é nada mais do que acertar e eles vão gostar disso.
Para finalizar, é importante que a família saiba que au pair é uma AJUDA EXTRA e não deve, nunca, em hipótese alguma, substituir os pais. Os pais que têm isso em mente tendem a tratar a au pair com dignidade e respeito. E a au pair terá muito gosto de trabalhar por uma família com bons valores de união e respeito.
Fonte: http://www.manualdaaupair.com.br/pages/info/pontos_familia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário