No caso da agência EF/Cultural Care: a Au Pair recebe um senha para se logar no site e verificar se há alguma família com seu dossiê. A família tende a entrar em contato com a au pair por e-mail, avisando que vai ligar e perguntando o melhor horário. Ou as vezes liga direto. A Au Pair deve estar sempre atenta às informações do site para saber de ante-mão o nome da família, a quantidade de filhos, suas idades, o local e hobbies.
Quem vai por alguma agência que trabalhe com a APC tem o intranet. Também tem senha, e as informações das famílias constam lá também. Algumas famílias disponibilizam mais, outras menos informações. É normal.
Em outras agências, a/o Au Pair sempre sabe que alguém está com seu dossiê, mas não tem detalhes sobre a família. Utilize as perguntas simples para começar o contato, como "nome, profissão, kids, nomes, idades e horário da escola." Ajuda a quebrar o gelo e como são perguntas simples, você não ficará tão nervosa/o.
Os primeiros e-mails tendem a ser simples : perguntas sobre o que gosta de fazer no tempo livre, o que gosta de comer, como é sua vida aqui, se gosta de pets e porque gostaria de ser uma Au Pair.
Lembre sempre : é uma mãe/um pai que está perguntando: responda como babá. Suas atividades de tempo livre não podem ser "ficar na frente da TV" ou "namorando". Deve ser "ir a parques, brincar, sair com amigos, cinema de vez em quando, ficar com as crianças que você já cuidou e/ou cuida, cozinhar, museus, bibliotecas..." por mais que você nunca tenha pisado em uma.
Diga sempre que você adora crianças, conte "causos". Diga como você se diverte com elas.
Logo virá o primeiro telefonema.
Faça perguntas REFERENTE ÀS CRIANÇAS E À VIDA DA FAMÍLIA , do que elas gostam de fazer, de comer, onde gostam de ir. O que tem de diferente e legal no local onde eles moram. Pergunte sobre o trabalho dos pais, se eles gostam, se trabalham dentro de casa ou fora todos os dias, quais os horários.
Queira saber o quanto antes sobre os horários. Você pode descobrir que terá que trabalhar todos os dias até as 10 da noite e ter as manhas livres. Veja se é do seu gosto.
Não aceite nada que você não concorde, faça exigências, negocie, ou você não será feliz . Mas pondere. Talvez você não tenha um celular, mas tenha um carro que seja só seu. Ou talvez você tenha que dividir o carro com os pais, mas tenha todos os fins de semana livres. Seja flexível. Não espere família perfeita porque elas não existem. Assim como não existe au pair perfeito.
Perguntas sobre como será sua vida, tempo livre, curfew, regalias, telefone, internet, televisão, etc... se não forem respondidas ESPONTANEAMENTE pela família no primeiro contato, deixe para o segundo ou terceiro contato.
DICA: Espere a família ter GENUÍNO INTERESSE por você, até mesmo dizer que quer fechar com você para fazer as perguntas sobre regalias. Aí você pode dizer: "olha, nunca estive tão perto de fechar com alguma família e nunca estive tão animada e interessada. Para oficializar, gostaria de saber as seguintes coisas: (aí voce pergunta de TV, carro, curfew, amigos, tempo livre, etc...). TERMINE DIZENDO: "não há resposta certa ou errada, é somente para eu saber como será minha vida no dia-a-dia." Isso não é totalmente verdade... se as respostas não te agradarem, você ainda terá tempo de não fechar com a família, mas pelo menos você não vai ter jogado fora uma família boa por bobagem (quer dizer, sem saber os outros aspectos primeiro) e não vai queimar tanto o seu filme. Queimar você vai, um pouquinho, mas depois de decidir que já não queria essa família.
Se a família decidir no primeiro telefonema que quer fechar com você, aí sim: NÃO ESPERE E NÃO DESLIGUE SEM TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS.
Fonte: http://www.manualdaaupair.com.br/pages/info/primeiro_contato.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário